quinta-feira, 8 de julho de 2010

JESUS: ANTES DE ELE VIR AO MUNDO, NOS ENVIOU VÁRIOS DE SEUS RETRATOS

Jefferson Magno Costa  

       Antes de Jesus vir a este mundo para nos salvar, mandou vários retratos dele, para que os homens o conhecessem e o amassem. Esses retratos de Jesus tinham também como propósito revelar as      múltiplas qualidades pelas quais ele seria conhecido     entre os seres humanos. Cada uma dessas qualidades seria representada por uma pessoa especial na história da salvação. Portanto, o retrato de Jesus foi composto por muitas figuras.
    Uma figura de Cristo foi Abel; outra figura de Cristo foi Noé. Uma figura de Cristo foi Abraão; outra figura foi Isaque. Uma figura de Cristo foi José; outra figura foi Moisés. Outra fugura foi Sansão, outra figura foi Jó, outra figura foi Samuel, outra figura foi Davi, outra figura foi Salomão. E ouve muitas outras figuras.
    Ora, se Jesus, o retratado, era um só, e o retrato também um, por que ele foi representado em tantas e tão diferentes figuras? Porque não era possível encontrar as qualidade de Cristo juntas em uma só pessoa; nenhum ser humano era tão excepcional e sublime a ponto de as possuir todas em si. Portanto, foi necessário que as qualidades de Jesus fossem distribuídas em vários personagens da Bíblia, e ele fosse retratado em vários desses personagens.
     Cristo era a própria inocência, por isso foi retratado em Abel. Cristo era a própria pureza, por isso foi retratado em José. Cristo era a própria mansidão, por isso foi retratado em Moisés. Era a própria fortaleza, por isso foi retratado em Sansão. Era a própria amizade, por isso foi retratado em Abraão. Era a própria obediência, por isso foi retratado em Isaque. Era a própria paciência, a própria constância, a própria justiça, a própria piedade, a própria sabedoria. Por isso foi retratado em Noé, em Jó, em Samuel, em Davi, em Salomão, respectivamente.
     Portanto, sendo o retrato um só, estava dividido em muitas figuras, porque só em muitas figuras podiam caber as muitas qualidades do retratado. (Trecho do Sermão de Santo Inácio, pregado em Lisboa, no Real Colégio de Santo Antônio, em 1669, pelo maior pregador da língua portuguesa, Antônio Vieira. Adaptado e atualizado para o leitor do século 21).
Jefferson Magno Costa
        

5 comentários:

  1. Meu prezado e ilustre irmão Alexandre Pitante, já sou seguidor do seu blog há várias meses. Eu não poderia deixar de acompanhar os relevantes e instrutivos artigos que o irmão publica no excelente Avivamento pela Palavra. Como o irmão já sabe, sou um apaixonado pela Bíblia, e o seu blog foi criado para esses apaixonados. Portanto, parabéns pelo trabalho enriquecedor que está realizando. O irmão faz diferença na blogosfera.

    Fraternalmente em Cristo,
    Jefferson Magno Costa

    ResponderExcluir
  2. Ola Jefferson!


    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizah.com.br

    ResponderExcluir
  3. Meu amado irmão e amigo Danilo Fernandes, visitei o seu blog e acabo de me tornar um dos seus seguidores. Parabéns pelo eclético, substancioso e bem-humorado trabalho!

    Pr Jefferson Magno Costa

    ResponderExcluir
  4. Paz amado, com grande prazer cheguei aqui; Eu sou leitora dos seus artigos na coluna de leitura da revista Fiel, imagina minha alegria quando vi no rodapé o endereço do teu blog.
    Cá estou feliz pelo encontro e pela possibilidade de aprender mais contigo, tenho amado as reportagens dos poetas ateus, hoje recebi uma que falava do Saramango... e como Eliseu peço uma porção dobrada da tua ousadia, a ousadia de falar de Deus é uma coisa que muito me encanta, Elias é a Sulamita são os personagens que serviram a Deus com a firmeza que desejo ter.
    Deixo um beijo no coração do amado de Jesus, estarei por aqui, parabéns pelo que és, por teu galardão dum coração sincero diante de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Prezada irmã Valquíria, foi muito gratificante encontrar o comentário da irmã às matérias que tenho escrito na Sala de Leitura da Revista Fiel, do ministério do pastor Silas Malafaia. Seu blog nos revela que a irmã também é uma cristã intrépida e apaixonada por Jesus. Que o Senhor continue a usar seus conhecimentos e talentos para engrandecimento do Seu Reino e enaltecimento do Seu Nome. Tornei-me seguidor do seu blog. Caso ache proveitoso o conteúdo do meu blog Sublime Leitura, divulgue-o entre seus irmãos e amigos. Em Cristo,
    Pr Jefferson Magno Costa

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...