sábado, 1 de janeiro de 2022

JESUS: SIGNIFICADO DOS PRESENTES DADOS PELOS REIS MAGOS

Jefferson Magno Costa   

     










Os três reis que neste dia vieram adorar a Cristo foram os primeiros que o reconheceram como Rei, e por isso lhe tributaram ouro; os primeiros que o reconheceram como Deus, e por isso lhe consagraram incenso; os primeiros que o reconheceram como homem em carne mortal, e por isso lhe ofereceram mirra.                  
     Porém, além do maravilhoso significado desses três presentes, e do fato de a gentilidade ter-se curvado aos pés do Salvador do mundo na pessoa daqueles três magos, há um fato muito curioso envolvendo esses três presentes.
    
O evangelista Mateus diz que os magos "abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra" (Mt 2.11), mas não diz que José e Maria tenham aceitado os presentes.
     Muitos estudiosos das Escrituras acham que os presentes foram aceitos; outros acham que não. Aqueles presentes eram dádivas vindas das mãos de homens ímpios, idólatras, conhecidos como "magos" porque consultavam as estrelas como astrólogos. E com isso ganhavam muito dinheiro. 
     Mas baseados em que exatamente esses estudiosos acham que os presentes foram rejeitados? Em uma pequena declaração feita pelo evangelista Lucas. Ele diz que "cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés" (Lc 2.22), José e Maria levaram Jesus a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor no Templo.
     A Lei estabelecia que as famílias possuidoras de recursos deveriam oferecer, no momento em que apresentavam o recém-nascido ao Senhor, um cordeiro de um ano de idade como holocausto, e como expiação pelo pecado, uma rola ou um pombinho (Lv 12.6). Isto deveria ser feito pelas famílias ricas, endinheiradas.
     Porém, as famílias pobres, que não pudessem levar até o sacerdote um cordeiro para ser sacrificado como holocausto, poderiam levar duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto, e outro como expiação pelo pecado (Lv 12.8).
     José e Maria não ofereceram cordeiro, e sim um par de rolas ou um par de pombinhos, conforme registra o evangelista Lucas (Lc 2.24).
     Diante disto, conclui-se que José e Maria não aceitaram os presentes que os magos lhe trouxeram do Oriente, pois se tivessem ouro, disporiam folgadamente de recursos financeiros para comprar um cordeiro para o holocausto. Mas como continuavam pobres por não terem concordado em se contaminar com as riquezas oferecidas pelos visitantes ímpios, ofereceram duas aves que qualquer pobre poderia comprar.                                           

 
    







Jefferson Magno Costa

7 comentários:

  1. A paz de Cristo;

    Homem de Deus,de olhos fechados e sem consultar a BÍBLIA, digo: que as SAGRADAS ESCRITURAS não dizem quantos foram os magos!!!Mas sim "uns magos"!

    ResponderExcluir
  2. E de olhos fechados e sem consultar a Bíblia, eu também respondo-lhe, Marcelo Pires, que os grandes estudiosos das Sagradas Escrituras têm concluído ao longo dos séculos que, em virtude de os presentes que foram entregues a Jesus terem sido três, "uns magos" teriam sido três magos. Já que não temos mesmo como saber, "à essa altura do campeonato", quantos magos realmente eram, eu e quase toda a cristandade preferimos ficar com essa última conclusão.

    ResponderExcluir
  3. caro a paz do Senhor uma obs: o texto Sagrado na nos informar a quantidade dos reis magos
    conforme o cap;2 e versci;1 vc se equivocou mas muito bom o seu comentário!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estamos estudando na EBD de nossa igreja, uma revista excelente na qual o Sr comentarista, Deus o abençoe rica e abundantemente em nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza uns magos que vierão do oriente erão três porque estação indo adorar o verdadeiro REI SACERDOTE E PROFETA. Nasceu Jesus nasceu o rei dos reis nasceu Jesus nasceu o sumo sacerdote que estava com Deus e passou a ter duas naturezas a divina ea humana e nascendo Jesus nascia o verdadeiro profeta.

    ResponderExcluir
  6. O seu maior presente para o Sr Jesus é reconhecer que ele é Deus, entregar-se completamente a ele e respeitar a sua palavra.

    ResponderExcluir
  7. O seu maior presente para o Sr Jesus é reconhecer que ele é Deus, entregar-se completamente a ele e respeitar a sua palavra.

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...