quarta-feira, 5 de maio de 2010

JESUS: ELE É O ÚNICO QUE, ANTES MESMO DE SAIR PARA A BATALHA, JÁ VENCEU A GUERRA

     O eruditíssimo teólogo e apologista grego Clemente de Alexandria (150-215) teve o privilégio de estudar na célebre Escola Teológica da mesma cidade onde nasceu Apolo, um dos grandes companheiros de viagem e ministério do apóstolo Paulo: "E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras” (Atos 18.24).
      Nosso irmão Clemente, pregando certa vez sobre a soberania e a invencibilidade de Jesus Cristo, disse que o nosso Salvador “é o único general, o único Rei que, antes mesmo de sair para a batalha, já venceu a guerra.”
     No desenvolvimento de sua mensagem, Clemente comenta que o evangelista João, ao ser arrebatado em uma de suas visões descritas no livro de Apocalipse (Ap 6.1,2), ouviu uma voz, que lhe dizia: “Vem, e vê.” Quando o evangelista abriu os olhos e os fixou no horizonte, viu surgir um cavalo branco. Assentado sobre ele estava um cavaleiro de majestosa presença, cavalgando e empunhando um arco.
     O evangelista João ainda estava sob o impacto da admiração que aquele cavaleiro celestial lhe causara, quando viu uma coroa ser colocada sobre a cabeça do majestoso combatente. “Uma coroa foi colocada sobre sua cabeça?”, pergunta Clemente de Alexandria. 
     “Coroa, além de realeza, significa vitória. Então aquele cavaleiro já vencera a batalha, já saíra para a guerra como vencedor. Porém, como tinha vencido a batalha, se ainda empunhava tranquilamente o arco, e ainda não disparara nenhuma seta?
     Porque aquele majestoso varão de guerra era o Verbo Eterno, o Filho de Deus, que saíra do Céu para conquistar o mundo. E nas conquistas e batalhas do nosso Senhor Jesus Cristo, primeiro vem o vencer, e depois o pelejar. Primeiro vem a vitória, e depois a batalha. O texto bíblico é claro ao se referir a Jesus: ‘...e saiu vitorioso, e para vencer’ (Ap 6.2).
     Eis como Clemente de Alexandria concluiu essa magnífica prova de que, em todas as batalhas, Jesus já é vitorioso por antecipação: “Se saiu vitorioso, é porque já havia vencido; se saiu para vencer, é porque a batalha ainda não ocorrera. Mas isso é próprio de Jesus Cristo, pois só Ele, e unicamente Ele, antes mesmo de lutar, já venceu; antes de entrar na batalha, já é Senhor da vitória.”
Jefferson Magno Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...