quinta-feira, 3 de março de 2022

O HOMEM DEVE UNIR-SE A DEUS

     Diante de tudo o que possamos vir a sabe sobre Deus, não devemos esquecer que por mais amplos e mais profundos que sejam os nossos conhecimentos, teremos apenas nos aproximado racionalmente do insondável abismo de luz que é Deus; nós o temos contemplado tão-somente de fora, da superfície. O mistério jaz à nossa frente, como um desafio.

     Todavia, temos certeza de que tudo o que nos foi revelado sobre Ele tem servido para nos conscientizar de que a grande finalidade da vida humana é buscar a Deus, é temer o seu nome e guardar os seus mandamentos (Eclesiastes 12.3). 
     Essa busca deve transportar nos transportar para além do conhecimento estéril, e nos conduzir à fé. O crente sincero deve buscar a face de Deus, instruindo-se a respeito do Senhor e de suas perfeições (Salmo 105.4), sabendo, porém, que nenhum mortal terá de Deus um conhecimento direto, imediato e pessoal. 
     Só a alma glorificada nos altos céus o verá face a face. Unamos a nossa voz à do filósofo e teólogo francês Blaise Pascal, e façamos também nossa esta sua belíssima súplica:
"Entra, Senhor, em nossos corações, e com o resplendor do teu santo fogo ilumina qualquer escuridão que haja em nós. 
     Como excelente guia que és, mostra-nos o teu caminho nesse escuro labirinto, corrige as imperfeições de nossos sentidos... Mergulha-nos naquela fonte perenal de contentamento que sempre deleita e nunca farta, e a quem bebe de suas vivas e frescas águas proporciona o sabor da verdadeira bem-aventurança.
      "Tira de nossos olhos, com os raios de tua luz, a névoa da nossa ignorância, a fim de que não apreciemos mais formosura mortal alguma, e saibamos que as coisas que pensamos ser não são, e aquelas que não vemos, verdadeiramente são. 
       Recolhe e recebe nossas almas, que a ti se oferecem; abrasa-as naquela viva chama que consome toda material baixeza, de maneira que, em tudo separadas do corpo, com um perpétuo e doce enlace juntem-se e se atem com a formosura divina; e nós, de nós mesmos separados, no Amado possamos nos transformar, e, sendo levantados dessa baixa Terra, possamos ser admitidos no convívio dos anjos, e sobretudo em tua presença..." (Blaise Pascal. Pensamentos. Tradução de Sérgio Milliet. 2a edição, São Paulo, Abril Cultural, 1979, Artigo III, questão 194.)                                                                                        Jefferson Magno Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...