segunda-feira, 11 de abril de 2011

ADÃO: PORQUE ELE PERDEU A POSIÇÃO DE REI DA TERRA


Jefferson Magno Costa
     Por que Adão perdeu, com o Paraíso, sua posição de rei sobre a Terra? Porque não se contentou em ter sido criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Adão quis ser como o próprio Deus, que o criara à Sua imagem e semelhança.
     A tentação com a qual o diabo o levou à derrota foi prometer-lhe que ele seria como Deus: “...e sereis como Deus”, Gn 3.5. Todos nós sabemos que antes de Adão, essa tinha sido a pretensão de Lúcifer, e que isso culminara em sua expulsão do Céu.
     Ora, considerando a posição de destaque e autoridade que Adão recebera ao ser criado (foi-lhe dado o domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre os animais da terra, e sobre toda a terra, Gn 1.28), ele já era como Deus. Isto torna-se mais evidente ainda quando reconsideramos que Adão havia sido criado à imagem e semelhança de Deus.
     Então, se ele já era como Deus, o que de diferente o diabo lhe prometeu com aquele “e sereis como Deus”?
     Adão era como Deus na representação, mas não era como Deus na soberania. E foi exatamente na soberania que o diabo prometeu a Adão que ele seria como Deus. Prometeu-lhe a soberania do conhecimento: Adão conheceria o bem e mal.
     Na verdade, foi uma promessa verdadeiramente diabólica, porque o bem Adão já conhecia. Que vantagem Adão obteria em conhecer o mal? Nenhuma. Só desgraça, que é a única coisa que o diabo tem para oferecer.
     Os únicos impedimentos que lhe mantinham distante da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 2.16,17) era o mandamento que lhe proibia de comer do seu fruto, e a obediência que Adão deveria ter para com Deus em observar aquele mandamento.
     Mas Adão quebrou o mandamento e negou obediência a Deus. E imediatamente os animais também lhe negaram obediência. Adão perdeu a imagem através da qual representava a Deus politicamente diante de toda a natureza.
     Comentando essa passagem, o grande pregador grego Crisóstomo (349-407) construiu o seguinte paralelo:
     "Você já observou a sujeição com que o seu cão lhe reconhece, a prontidão com que atende ao seu chamado, o amor com que lhe segue, e o alvoroço com que lhe recebe quando você chega da rua, e dando saltos, faz festa diante de você? Porém, experimente disfarçar o rosto, e verá que esse mesmo cão, latindo furiosamente, virá ao seu encontro como se você fosse um estranho ou uma pessoa inimiga, e lhe atacará, não deixando você entrar em sua própria casa. Pois foi isso mesmo o que aconteceu entre Adão e todos os animais, depois que ele mudou de semblante e perdeu a imagem de Deus, que era a autoridade visível do domínio do mundo que Deus tinha delegado a ele".     
     Isto lhe aconteceu porque Adão não quis continuar sendo imagem e semelhança de Deus, mas ser como o próprio Deus.
     Porém, e infelizmente, ao comer do fruto proibido, Adão passou a conhecer o bem e o mal, mas não conquistou a soberania que o diabo lhe prometera, pois não adquiriu o poder de controlar o bem e o mal.
    E o resultado é o que vemos hoje: uma crescente onda de maldade que avança como um tisunami, ameaçando engolir o mundo.
Jefferson Magno Costa

4 comentários:

  1. Muito boa postagem. Como sempre edificante e cheia de sabedoria.

    Deus contigo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Micheline. Essa postagem tornou-se mais relevante porque conseguiu atrair a atenção e receber o reconhecimento de uma leitora especial.

    ResponderExcluir
  3. A paz do SENHOR;
    Hoje não venho deixar comentários e sim dizer que JESUS TE AMA E DEIXAR UM FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...