terça-feira, 22 de março de 2011

CONVIDO VOCÊ A FAZER PARTE DE UM GRUPO REVOLUCIONÁRIO EVANGÉLICO


Jefferson Magno Costa
(Três respostas a três comentários sobre a postagem “Sofro de uma doença incurável”)

     PREZADO PASTOR LEVI COSTA, o gigantesco escritor argentino e voraz leitor, Jorge Luis Borges, disse certa vez: "Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca"; e disse também, em outra ocasião: "De todos os instrumentos do homem, o mais surpreendente é, sem dúvida nenhuma, o livro". Precisamos estartar urgentemente entre os nossos amigos líderes evangélicos uma campanha nacional em prol da formação do hábito de leitura entre os membros de todas as igrejas evangélicas de nosso país. Poderíamos fazer uma parceria na deflagração dessa campanha. O irmão aceita? Caso aceite, tente esboçar algumas ideias ou diretrizes para essa campanha, que eu juntarei com as minhas e procurarei o apoio de gente grande aqui no Rio de Janeiro e em São Paulo. Vamos mudar os níveis de leitura da nossa geração. Não me conformo em sair desse mundo vendo nossos irmãos em Cristo trocarem cada vez mais a leitura da Palavra de Deus e de bons livros por novelas, filmes, internet e outras ocupações frívolas, e não darem a mínima importância à leitura de bons livros. Caso o irmão conheça outras pessoas que possam somar forças conosco, convoque-as. Um abraço do amigo, Pr Jefferson.


     MARAVILHA, PREZADO IRMÃO E AMIGO ÉLVIO! Bem-vindo ao nosso grupo de Incentivadores Nacionais Evangélicos da Leitura (INEL). Que tal a sigla, legal, não? Acabei de criá-la. Vamos reunir mais pessoas, vamos convocar um bom número de profissionais que trabalhem com o ensino, vamos envolver gente talentosa que serve a Cristo e trabalha com a cultura em geral. Vamos acreditar e fazer a diferença agora, hoje! O amanhã não nos pertence. Vamos conquistá-lo, caso Deus nos permita.


     EXCELENTE, QUERIDA IRMÃ INAJÁ! Sua formação em biblioteconomia e sua experiência em projetos voltados ao estímulo da leitura, além do seu constante trabalho pessoal publicando artigos e dando dicas de bons livros, são muito preciosos para nós. Sugiro que você estenda o convite a outras pessoas, suas amigas, para se unirem ao nosso grupo, trazendo suas ideias, sua experiência, enfim, agregando valores ao nosso projeto. Cada um na sua cidade, podemos tocar fogo nessa seara da mediocridade e do desinteresse pelo livro, físico ou virtual. Podemos aumentar nacionalmente o nível de interesse pela leitura de excelentes livros. Podemos criar um blog ou um site só para publicarmos artigos de incentivo à leitura. Podemos publicar nossas fichas e anotações de leitura, podemos falar sobre as nossas descobertas de livros maravilhosos, podemos dar dicas sobre obras fantásticas que a maioria ainda não leu. Podemos realizar concursos literários, de prosa ou de poesia, podemos ajudar nossos amigos a escreverem seus próprios livros, podemos eleger livros para a leitura coletiva, cada um na sua cidade, e depois debatermos amplamente, por todos os ângulos possíveis, a leitura desses livros excepcionais. Podemos dar dicas de sebos, físicos ou virtuais, de grandes bibliotecas no Brasil e no Exterior, de sites ou links de grandes acervos bibliográficos eletrônicos. Vamos nos organizar, criar um pequeno estatuto com algumas normas, estabelecer um banco de ideias. Só não podemos é ficar como estamos, assistindo esse tsunami gigantesco arrastar para dentro dos lares, para o dia a dia das pessoas, todo esse lixo disfarçado de entretenimento, que tem afastado mais e mais as pessoas do livro, afogando-as na futilidade, na imoralidade e no mau gosto. Abaixo a inércia cultural e a mediocridade!

2 comentários:

  1. GLÓRIA A DEUS! Conte comigo pastor Jefferson, comprometo-me totalmente em fazer parte dessa cruzada pela leitura. É dito que o brasileiro ler pouco, e que os evangélicos ler menos ainda, mas, para piorar, afirma-se que o pentecostal é quem menos ler, que quadro triste, não!? Quanto à sua proposta, sinto-me honrado pelo convite e por partir de uma pessoa que tem a vida dedicada ao mundo dos livros, ou seja, pastor Jefferson Magno Costa, cuja biografia elimina qualquer dúvida. Sinto-me entre gigantes, mas a Palavra de Deus diz: “Quem anda com os sábios será sábio...” (Pv 13.20a). Quanto à sigla - INEL - Incentivadores Nacionais Evangélicos da Leitura, não poderia ter ficado melhor. Aliás, tirando o N e colocando um V ficaria LEVI lido ao contrário (rsrsrs). Pastor Jefferson, conforme as sua sugestões e conforme o que eu coloquei no início deste comentário, quero ter a honra de iniciar a minha participação com a indicação do livro: PENTECOSTAL DE CORAÇÃO E MENTE – Um chamado ao dom divino do intelecto - da Editora Vida. O autor é Rick Nañez, ordenado pastor pela Assembleia de Deus em 1987, um pentecostal de coração e mente, daí o sugestivo título de seu excelente livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Excelente, pastor Levi Costa. Vamos trabalhar. Vamos contribuir para o enriquecimento do nível cultural da Noiva de Cristo. É uma tarefa que muito nos enobrece e nos honra. É um privilégio. Obrigado pela sugestão do livro. O irmão poderia escrever um comentário um pouco mais detalhado sobre ele, suas impressões de leitura, e porque vale a pena ler este livro. Um abraço.
    PS. Precisamos criar algumas diretrizes para o nosso grupo. O irmão tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...