sexta-feira, 3 de junho de 2011

FERRAMENTAS PARA ENRIQUECER A SUA AULA DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Jefferson Magno Costa


1ª FERRAMENTA: A BÍBLIA


     A BÍBLIA NÃO É UMA ÚNICA FERRAMENTA: É UMA CAIXA DE FERRAMENTAS. ELA É O LIVRO MAIS EXTRAORDINÁRIO DO MUNDO. PORÉM, A CADA DIA ESTÁ SE TORNANDO MENOS CONHECIDA.
     A Bíblia tem que continuar sendo ou tem que se tornar a ferramenta número 1 de todo professor de Escola Bíblica Dominical. Isto parece ser uma declaração do óbvio, mas nunca a repetição do óbvio foi tão necessária diante da situação que estamos vivendo hoje.
     Existe atualmente uma grave situação no cenário cultural contemporâneo do nosso país e do mundo: Enquanto os acessos à informação e os recursos para se adquirir e produzir conhecimentos se multiplicam, têm crescido em nossa sociedade o distanciamento e o desinteresse pela Bíblia como fonte de cultura e regra de fé.
     Este fenômeno, algumas vezes sutil e silencioso, outras vezes visível e declarado, tem-se manifestado preocupantemente tanto nos meios culturais seculares, como dentro de muitas de nossas igrejas, atingindo principalmente as novas gerações. É um problema perante o qual nenhum de nós deve ficar neutro.
     Diante desse quadro, nossa missão mais urgente, como pastores, como professores, como líderes evangélicos, como educadores, como pais, é resgatar a imensa importância e o altíssimo prestígio dos quais a Palavra de Deus é digna, e dos quais sempre usufruiu ao longo dos séculos.
     Por isso, é necessário que todo professor de EBD considere, conheça, ame e use a Bíblia como sua ferramenta número 1, tanto em sala de aula como em sua vida particular.
      A Bíblia é o mais extraordinário, impactante e precioso livro já publicado em toda a história da humanidade. É a mais rica e eficaz ferramenta disponível no mundo para o alicerçamento cultural do ser humano, para sua educação, e o único que apresenta o verdadeiro plano de salvação eterna que Deus traçou para a humanidade.
     Ela foi o primeiro livro a ser impresso na Europa, em 1456, imediatamente após Gutenberg ter criado os tipos móveis que originaram a imprensa. É o livro mais traduzido, mais vendido e mais lido em todo o mundo.
     Quando queremos dizer que um livro de um grande escritor antigo ou moderno alcançou um grande sucesso, dizemos que ele foi traduzido para 10 ou 20 idiomas. A Bíblia já foi traduzida para 2003 idiomas e dialetos. Ela é o guia de vida de milhões de pessoas no mundo todo.
     E todos nós, pastores, professores, pais e educadores que atuamos neste país, temos alguns motivos a mais para celebrarmos o fato de sermos evangélicos brasileiros.
     Use a ferramenta dos dados estatísticos a respeito da Bíblia parta aumentar a admiração e o respeito dos seus alunos sobre a Bíblia. Considere os seguintes dados:
     • O Brasil é hoje campeão mundial de impressão de Bíblias. No dia 10 de junho de 2011, a Sociedade Bíblica do Brasil comemorou a marca recorde de 100.000.000 (cem milhões) de Bíblias impressas. Isto ocoreeu no espaço de tempo de 16 anos.
     • A quantidade de papel que a SBB usa em um ano para imprimir Bíblias, 400 toneladas, é suficiente para dar 7 voltas e meia ao redor da terra. O Brasil tem importado Bíblias para 105 países. A cada três segundos é impressa uma Bíblia nova na gráfica da SBB. Divulguem isso aos seus alunos, usem essas informações como ferramenta.
     • Devemos trabalhar para que a Bíblia não seja só um livro impresso em grandes tiragens, mas que seja aberta, lida e estudada pelos nossos alunos. De que vale uma Bíblia eternamente fechada? Existem crentes que têm em sua estante todas as Bíblias de estudo que já foram lançadas no Brasil, e Bíblias em diversas cores e modelos.
     Porém, muitas dessas Bíblias sequer tiveram a honra de sair do plástico: saem fechadas da estante da loja para a estante do comprador, e lá permanecem fechadas, quase nunca são abertas.


     SERÁ QUE A REVOLUÇÃO CULTURAL DA QUARTA TELA SIGNIFICARÁ O FIM DO LIVRO CHAMADO BÍBLIA?
     Estamos vivendo ao que estão chamando de a revolução cultural da quarta tela. Porém, em importância cultural e capacidade de acessos, a Bíblia não deve nada a nenhuma dessas quatro telas.
     Eu explico: O mundo moderno tem sido culturalmente revolucionado por quatro telas. A primeira delas foi a tela da televisão (1928); a segunda, a tela do computador (1936); a terceira, a tela do telefone celular (1973), e a quarta, a tela do tablet (2010), que mesmo com suas múltiplas funções, fisicamente é um computador em forma de prancheta. O mais famoso entre os tablets é o Ipad. Entre outras funções, o tablet nos permite ler livros em formato eletrônico, os chamados e-books.
     A Bíblia é a tela mais extraordinária da qual a humanidade dispõe, por ser a única capaz de abrir para nós a janela da Revelação acerca de Deus e da eternidade. 
     Essas quatro telas são ferramentas modernas que, se bem usadas, poderão ajudar muito o professor a dinamizar as suas aulas.
     Não devemos esquecer que nossos alunos, nossos filhos, nossas ovelhas e nós mesmos estamos vivendo em um mundo culturalmente impactado por essas quatro telas, por essas quatro ferramentas, através das quais a Bíblia encontra-se disponível, podendo ser acessada, lida e usada em nossas aulas ou em sermões com muito mais velocidade e versatilidade.
      Porém, com o surgimento da quarta tela, o tablet, muitos estão profetizando a diminuição ou até o desaparecimento do livro impresso. Será que isto, de alguma forma, decretará o desaparecimento da Bíblia? Não!
      O fato é que não importa o que vai acontecer com o livro, conforme o conhecemos e usamos hoje. O importante é sabermos que, seja qual for a base sobre a qual os livros vão ser disponibilizados daqui para frente, quer seja na atual base física de impressão em papel, quer seja na base virtual, em formato eletrônico, a Bíblia continuará sendo o mais extraordinário, impactante e precioso livro de todos os tempos na história da humanidade!
     A Bíblia jamais será superada ou passada para trás, nem por 4 telas nem por 40 telas. Pois quando a humanidade nem sonhava ainda com essa história de telas, cerca de 1500 anos antes do nascimento de Jesus, Moisés estava escrevendo o Pentateuco.
     Sou da opinião de que a Bíblia é quem tem a tela número um, a mais poderosa de todas as telas, através da nos é possível visualizar o plano de salvação que Deus preparou para todos nós, e nos tem sido possível ver qual será a nossa trajetória como salvos e remidos pelo sangue de Jesus, rumo à Jerusalém celestial.
    Portanto, é necessário que o professor resgate ou construa, na mente e no coração dos seus alunos, o respeito pela Bíblia.


“A BÍBLIA É O ÚNICO LIVRO QUE ME LÊ”
     Perguntaram certa vez a uma pobre mulher evangélica de uma tribo africana por que é que ela sempre levava sua Bíblia a todos os lugares para onde ia. Já que ela gostava tanto de ler e tinha outros livros em casa, por que é que era sempre vista lendo a Bíblia, e não outro livro? A mulher respondeu:
     “Por que em todos os momentos de dificuldades e terríveis lutas que enfrentei em minha vida, nenhum livro em que procurei ajuda para sair do desespero ajudou-me em alguma coisa. Mas com a Bíblia sempre foi diferente. Todas as vezes em que abro suas páginas e começo a lê-la, ela dá-me tanta respostas, tanto conforto, tanta força e tanta coragem, que tenho a impressão de que não sou mais eu que estou lendo a Bíblia, e sim que a Bíblia está me lendo, sondando o meu interior, a minha mente e o meu coração. Ela é o único livro que me lê”.
     Portanto, nenhum outro livro deve ser colocado acima da Bíblia como fonte culturalmente alicerçadora ou de regra de fé. Nem mesmo a revista de Escola Dominical, que é nossa segunda ferramenta que você deverá usar para enriquecer a sua aula de Escola Dominical, assunto de nosso próximo artigo. (Continua).
Jefferson Magno Costa

Um comentário:

  1. Paz do Senhor professor!!!

    Li o livro do senhor (Provas da existência de Deus) e fique surpreso em saber que aparentemente o senhor é o dono desse blog.

    Quero-lhe dizer que sou grato a Deus pela sua vida, pois no momento estou pesquisando sobre como provar a existencia de Deus além da biblia e experiencia pessoal, e seu livro foi de grande ultilidade.

    Deus continue abençoando a sau vida e familia!!!

    Jean Patrik

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...