sábado, 16 de outubro de 2021

O SENHOR ABATE O SOBERBO E EXALTA O HUMILDE




PR. JEFFERSON MAGNO COSTA
 
 


  O coração de Deus se agrada tanto da virtude da humildade, que Ele mantém a todo o tempo seus olhos voltados para os humildes, a fim de destacá-los com o seu amor e a sua misericórdia.
Sobre esse assunto, o historiador e teólogo inglês Beda, o Venerável (672-735) identificou um detalhe curioso na parábola do rico e Lázaro, contada por Jesus no capítulo 16 do Evangelho de Lucas (versículos 19-31).
Beda observou que o modo como Jesus falou sobre o rico avarento foi muito diferente do modo como falou sobre o mendigo. Eis os termos que Jesus usou para falar sobre o rico: 
“Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo...”. E eis como apresentou o mendigo:


“Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas...”.
Jesus nos fez saber que o nome do mendigo era Lázaro, mas do rico ninguém sabe o seu nome até hoje. Por que o Senhor teria agido assim?


 Beda explica que sendo o rico um homem vaidoso e soberbo, Jesus não tinha nenhuma intimidade com ele. Conhecia-o de longe. Se sabia qual era o seu nome, não o achou digno de ser mencionado. O Filho de Deus disse unicamente que "havia certo homem rico". 
Como a riqueza daquele homem andava de mãos dadas com a soberba e a arrogância, Jesus não teve interesse nenhum em saber qual era o seu nome.
     Muito diferente foi a atitude do nosso Salvador para com Lázaro.



     Ele considerou a sua humildade (que não deve ser confundida com pobreza, pois existem muitos pobres cheios de orgulho e arrogância), e o honrou, chamando-o pelo nome.
       O Senhor abate o soberbo e exalta o humilde. 
     "Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe" (Sl 138.6).


     Quer que Deus seja seu amigo, e faça questão de ser assim com você, carne e unha? Seja uma pessoa humilde. 
     Reconhecemos que é muitíssimo mais fácil ser orgulhoso, soberbo, metido a besta. Mas vale a pena todo o esforço para conquistarmos o coração do Senhor com nossa humildade.

PR. JEFFERSON MAGNO COSTA


Um comentário:

  1. Que o nosso coração esteja quebrantado com essa excelente exortação !!!

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...