quarta-feira, 22 de setembro de 2021

CADA UM OUVE CONFORME O SEU CORAÇÃO

PR. JEFFERSON MAGNO COSTA


    






Os corações também têm orelhas. E estejam certos de que cada pessoa ouve não conforme a capacidade dos seus ouvidos, e sim conforme a inclinação do seu coração.
      Enquanto Moisés estava no monte Sinai recebendo a Lei de Deus, os judeus pediram a Aarão que lhes fundisse um bezerro de ouro. No primeiro dia da dedicação daquela imagem, o povo celebrou com grande festa. 
          Quando Moisés e Josué começaram a descer do monte, ouviram as vozes do povo lá embaixo. Disse Josué a Moisés: “Alarido de guerra ouço no arraial.” Porém, Moisés comentou: “Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam eu ouço” (Ex 32.17,18).
    








Se as vozes eram as mesmas, como a um pareceram pessoas cantando, enquanto a outro pareceram rumores de guerra? A razão é clara. Moisés era um líder religioso, Josué era um soldado. A um líder religioso, as vozes pareceram-lhe um coral cantando; a um soldado, pareceram-lhe gritos de guerra. Cada um ouviu conforme a inclinação do seu coração.
    São os ouvidos que ouvem. Porém, quem ouve bem ou quem ouve mal são os corações. Tudo o que entra pelos ouvidos faz eco no coração. Conforme a inclinação do coração, assim se formarão os ecos.
     










Notável é o artifício com que a natureza formou os nossos ouvidos. Cada ouvido é um caracol. Portanto, não é de admirar que as palavras, após entrarem pelos ouvidos e passarem pelo oco desse parafuso, saiam algumas vezes distorcidas. Vejamos um exemplo envolvendo o Salvador.
   Disse Jesus certa vez aos seus ouvintes: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia [ou seja: desejou ver a minha vinda ao mundo], e viu-o, e alegrou-se.” (Jo 8.56). Estas foram as palavras que entraram pelos ouvidos dos escribas e fariseus. Mas o que foi que saiu por suas bocas? “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?” (Jo 8.57). 
    Observem como as palavras foram distorcidas no trajeto dos ouvidos à boca. Cristo disse que tinha sido Abraão que O vira; mas os fariseus disseram que tinha sido Jesus que vira a Abraão. As pessoas ouvem conforme a inclinação do seu coração.

PR. JEFFERSON MAGNO COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...