sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

"ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA..."

 Uma das mais sérias doenças do caráter é a inconstância. Ela é o oposto da perseverança. O inconstante é aquele que começa a fazer uma, duas, três, quatro coisas, uma após a outra, e não termina nenhuma. Está sempre dando início ao que ele denomina de "um grande projeto”, uma grande obra, mas logo os abandona. Você certamente conhece alguém assim.
     Conta-se que um fazendeiro mandou cavar um longo túnel em uma das montanhas existentes em suas terras, por ter descoberto sinais de que ali existia ouro. Após muito dinheiro gasto, o fazendeiro desistiu das escavações. Para recuperar o dinheiro empregado nas obras, vendeu a fazenda a outro fazendeiro, seu vizinho. O novo dono deu continuidade às escavações dentro do túnel: após avançar um metro, encontrou ouro em abundância.
Quantas pessoas chegam a um metro de distância da vitória, mas desanimam. Quantas desistem após terem iniciado os estudos, a carreira profissional, os esforços que os levariam ao sucesso. Se tivessem persistido um pouco mais, teriam alcançado o êxito, o domínio de uma profissão, a aprovação nos testes, o conhecimento completo de matérias escolares, a conclusão de um trabalho, o diploma, a vitória. Concentração em um único objetivo, força de vontade, perseverança: é disto que muitas pessoas necessitam para vencer na vida.

COMECE DECIDIDAMENTE E CONTINUE ATÉ O FIM
 Você já imaginou o que teria acontecido a Josué e a Calebe se eles também se tivessem acovardado, como o fizeram os dez outros homens que haviam sido enviados como espias à Terra Prometida? (Leia a história deles em Números 13.1-35). Não teriam entrado na terra pela qual haviam trabalhado e lutado tanto. Teriam sido contados com os outros que, por não terem perseverado no propósito para o qual haviam sido tirados do Egito, foram condenados a morrer no deserto.
Quando você começar a realizar alguma coisa (uma tarefa, o estudo de um determinado assunto, uma atividade que exija esforço físico), comece-a com a certeza de que vai conclui-la. Não admita em momento algum a possibilidade da desistência, pois isso pode significar o fracasso. Siga em frente com energia e constância.
     O escritor norte-americano Hernest Hemingway dava aos escritores mais jovens o seguinte conselho: “Lembre-se sempre de evitar meia-medida. Mire aquilo que quer e pegue-o. Morra se for preciso. Esse é o único modo de se ser um vencedor.”

PROMESSAS DE JESUS AOS VITORIOSOS
Não basta começar bem; é necessário continuar até o fim. Só os que perseverarem triunfarão. “A coroa de louros somente coroará frontes feridas”, diziam os antigos atletas gregos. O último livro da Bíblia, o Apocalipse, está repleto do início ao fim de promessas aos vencedores. A condição para se receber todas aquelas promessas é a perseverança. Eis o que o próprio Jesus promete aos vencedores:
     Apocalipse 2.7: “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”; Apocalipse 2.11: “O que vencer não receberá o dano da segunda morte”; Apocalipse 2.17: “Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”; Apocalipse 2.26: “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações”; Apocalipse 3.5: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”; Apocalipse 3.12: “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”; Apocalipse 3.21: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei como meu Pai no seu trono”; Apocalipse 21.7: “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”.
     Ninguém consegue fazer nada de grande na vida sem concentrar nisto todos os seus recursos, sem manter um esforço persistente, contínuo. O escritor francês José de Maistre dizia que “não existem meios fáceis de aprender coisas ou executar tarefas difíceis; o único método é fechar a porta, avisar que se está ausente e trabalhar.”
Além da inconstância, inimiga número um da perseverança, existe outra palavra que caracteriza a maioria das pessoas de hoje: é a dispersão.
     Este é o principal defeito de quem não aprendeu ainda a se concentrar em um único objetivo, até alcançá-lo. Quem faz uma só coisa de cada vez produz mais do que a pessoa que tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo, pois dificilmente esta última concluirá alguma das várias tarefas que começou.

MIRE UM ALVO DE CADA VEZ
O segredo para se alcançar o sucesso sempre foi enfrentar os desafios isoladamente, um de cada vez. O fundamental é você saber realmente o que quer, e entregar-se a esse objetivo de corpo e alma, como se costuma dizer. Ou seja: Com toda inteligência, tempo e energias que Deus lhe deu. Só assim você conseguirá evitar o desperdício de tempo por não ter um alvo definido, força de vontade e determinação.
     E também seja humilde; queira uma coisa de cada vez. Existem muitas pessoas por aí que pensam poder ocupar-se de muitos projetos ao mesmo tempo. Acham que têm capacidade de iniciar uma imensa e diversificada quantidade de estudos ou trabalho de uma só vez. Porém, o que ocorrerá na vida de tais pessoas é a dispersão de atenção, o desperdício de energias e a descoberta de que não conseguirão realizar coisa alguma.
Só aqueles que são rigorosamente determinados é que triunfarão. Seja uma pessoa de uma só idéia, de um só propósito, perseguindo um só objetivo de cada vez, e todos os seus estudos, tempo, inteligência, criatividade e energias convergirão numa única direção, para um mesmo fim: a vitória!
Não se esqueça que o esforço contínuo fortalece a vontade e invade o território do impossível. Se você se esforça em aprender algo, em executar determinada tarefa, tornar-se-á cada vez mais decidido e perseverante à medida que for avançando. Só através do esforço e da perseverança em tudo o que se faz na vida é que se alcança a vitória.
     Enquanto os preguiçosos e inconstantes arrastam uma existência marcada por sentimentos mesquinhos de inveja e fracasso, os perseverantes e enérgicos escapam dessa tenebrosa atmosfera de derrota, voando nas asas dos grandes ideais. Seja um deles.
     As instituições que registram patentes de invenções estão entulhadas de trabalhos inacabados. Os que iniciaram esses inventos não tiveram a paciência de dar-lhes os últimos retoques. Se tivessem sido um pouquinho mais perseverantes... Bastaria ter corrigido uma pequena falha, alterado uma fórmula, trocado uma peça, modificado um detalhe. Isto, e tão-somente isto tornaria essas inúteis “quase-invenções” em invenções perfeitas e utilizáveis.

SEJA HUMILDE: RECOMECE
Tão importante quanto saber começar e saber continuar, é saber recomeçar. Muitos, alguns dias após terem iniciado um projeto entusiasmadamente, passam a sentir o peso de ter que reiniciar a mesma tarefa todos os dias, e aquilo que para eles era inicialmente motivo de satisfação, torna-se pouco a pouco motivo de aborrecimento. Passam a achar monótono e chato aquilo que estão realizando.
     A única solução para quem age assim é renovar todos os dias os bons propósitos que o levaram a iniciar essa tarefa, e agarrar-se ao trabalho com afinco, tendo a certeza de que elegeu a melhor e mais conveniente atividade para essa fase da sua vida.
     O grande romancista inglês Charles Dickens dizia que “a maioria das pessoas está muito mais preparada para um grande esforço do que para uma longa perseverança.” Difícil mesmo não é começar bem, e sim continuar bem, e renovar a cada dia os bons propósitos.
     Eis como um velho professor, em sua palestra de despedida antes de ir para casa aposentado, aconselhou os seus alunos: “Moços, sejam perseverantes; não desanimem nunca. Um cego que jamais desistisse conseguiria enfiar uma linha no fundo de uma agulha. A dificuldade na vida não está em se fazer um esforço, e sim em fazer esse mesmo esforço constantemente. Querer fortemente, querer constantemente, eis a condição fundamental para o sucesso.”

"...TANTO BATE ATÉ QUE FURA"
Portanto, quando você começar a realizar algo, jamais desista na metade do caminho. Não permita que alguma coisa o leve a abandonar aquilo que começou a fazer, sem antes o ter concluído. Este é um dos segredos de todos os que têm triunfado na vida. Faça suas estas palavras do apóstolo Paulo: “Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13,14).
Jefferson Magno Costa

3 comentários:

  1. Olá, vim deixar um carinho de amiga, com abraços de paz, beijos no teu coração.♥

    Olavo Bilac

    Natal


    Jesus nasceu. Na abóbada infinita
    Soam cânticos vivos de alegria;
    E toda a vida universal palpita
    Dentro daquela pobre estrebaria...

    Não houve sedas, nem cetins, nem rendas
    No berço humilde em que nasceu Jesus...
    Mas os pobres trouxeram oferendas
    Para quem tinha de morrer na cruz.

    Sobre a palha, risonho, e iluminado
    Pelo luar dos olhos de Maria,
    Vede o Menino-Deus, que está cercado
    Dos animais da pobre estrebaria.

    Não nasceu entre pompas reluzentes;
    Na humildade e na paz deste lugar,
    Assim que abriu os olhos inocentes
    Foi para os pobres seu primeiro olhar.

    No entanto, os reis da terra, pecadores,
    Seguindo a estrela que ao presepe os guia,
    Vem cobrir de perfumes e de flores
    O chão daquela pobre estrebaria.

    Sobem hinos de amor ao céu profundo;
    Homens, Jesus nasceu! Natal! Natal!
    Sobre esta palha está quem salva o mundo,
    Quem ama os fracos, quem perdoa o mal,

    Natal! Natal! Em toda a natureza
    Há sorrisos e cantos, neste dia...
    Salve Deus da humildade e da pobreza
    Nascido numa pobre estrebaria.

    FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  2. Meu avô em sua alta sabedoria dos 80 anos nos contou uma história no seu aniversário, ele disse: "Me lembro do meu pai nos ensinando sobre a vida, ele dizia 'pega firme com a comadre constância' o que ele queria dizer né, é que a gente devia sempre ser constante, e o problema dos jovens de hoje é que eles não persiste nas coisas, eu persisti e Deus me ajudou a vencer."
    Bem, cito meu avô, que além de uma referência em persistência e sabedoria, é também um grande homem de Deus, superintendente da escola dominical por mais de 30 anos e sabia quais valores de família passar pra seus filhos, netos e bisnetos. Espero me lembrar de suas palavras pra sempre, ainda mais, espero vive-las e passa-las adiante...

    Tema brilhante.
    Excelentes argumentos.
    Agora, o estilo de escrita tá diferente...
    hum... Não estou conseguindo acompanhar as mudanças..rs
    (confesso que 'leia a história deles em números 13' foi meio assustador kkk Eu gritei: quem é você e o que fez com o Pastor Jefferson??? kkk Mas entendo seu espírito de férias, não dá pra ser formal diante do visual maravilhoso das praias nordestinas, não é mesmo?)

    Abraço fraterno e bem humorado.
    Assinado eu, que evito meias-medidas sempre..
    :D Susana

    ResponderExcluir
  3. Prezada Susana, seu avô tem em você uma legítima herdeira de sua laboriosidade e perseverança. Qualidades admiráveis. Parabéns.

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...