quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CEGUEIRA: UM CEGO GUIANDO OUTRO CEGO, QUAL É O MAIS CEGO? (Ajuda para sua pregação)


Jefferson Magno Costa
     Em João 15.14, ao criticar os escribas e fariseus, Jesus comentou que a atitude deles era semelhante a de um cego guiando outro cego. O guiado era cego, e o guia também era cego.
    Então, qual desses dois cegos era mais cego: o que guiava ou o guiado? Muito mais cego era o guia. Porque o cego que se deixava guiar reconhecia que era cego, enquanto o que se tornara guia do outro estava tão longe de reconhecer sua cegueira, que achava que podia emprestar seus olhos cegos ao cego que ele guiava.
     O primeiro era cego uma só vez; o segundo, duas vezes. Uma vez porque o era, e outra vez porque não o reconhecia.
     O cego que reconhece sua cegueira não é totalmente cego, porque pelo menos vê (ou reconhece) o que lhe falta: a visão. O ponto mais extremo da cegueira é padecê-la e não a reconhecer. Tal era o estado daquele cego que guiava o outro cego. Ele perdera o sentido da cegueira.
     Quando a natureza tira de uma pessoa o sentido da visão, dá a ela o sentido (ou a consciência) da cegueira, para que o cego reconheça que é cego e busque a ajuda dos olhos alheios.
     Porém, os escribas e fariseus estavam tão completamente cegos, que não só tinham perdido o sentido da visão, mas também o sentido da cegueira: o da visão, porque não viam, e o da cegueira, porque não a viam em si mesmos.
(A. V. adapç. do trec. do serm. da Quin. Quart-fei. da Quar. Lisb. 1669)
Jefferson Magno Costa

4 comentários:

  1. Ótimo !, bem pensado, infelizmente vemos muitos cegos que apenas desejam melhorar sua cegueira, ao invés de buscar ver, há um provérbio que diz: entendemos mas não atendemos. Penso que quando Jesus disse: Guia de Cegos, é porque muitos não querem a responsabilidade de enxergarem, então seguir ao cego, desobriga de enxergar, porque a Bíblia está aí !, mas será que Crentes a lê ? imagine os outros então ?
    Que Deus o abençõe, e àqueles de ao entenderem também dispõe-se a atenderem.

    ResponderExcluir
  2. Bem expressado, Élvio. Desejar "melhorar a cegueira" é se tornar mais cego, e não livrar-se dela. Também achei muito boa a observação: "Seguir desobriga de enxergar". É o que muitos têm feito.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo blog
    lindas mensagens
    visite meu blog de pregações

    http://esbocopregacao.blogspot.com/

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Paz e graça pastor,sempre peço ao Senhor Jesus que passe sempre o colirio dele em meus olhos para que eu veja as maravilhas da sua palavra.
    Deixo aqui uma palavra do salmo 119: que diz:aprenderei tuas palavras quando dilatares o meu coraçao,e no salmo 51 diz nao retires de mim teu santo espirito mas torna-me a dar alegria da salvação,entao ensinarei os teus caminhos...o salmo 27 diz uma coisa pedi ao Senhor e abuscarei...para contemplar a formosura do Senhor,e o sl 119 diz abra meus olhos Senhor para que eu VEJA as maravilhas da tua lei.

    COMO É LINDO ENCHERGAR A PALAVRA E OS CAMINHOS DO SENHOR E ANDAR E SER AMIGO DE DEUS.
    UM ABRAÇO SEMPRE AMIGO.

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...