domingo, 26 de dezembro de 2021

SIGNIFICADO DOS PRESENTES DADOS PELOS REIS MAGOS A JESUS


Jefferson Magno Costa   
     







 Os três reis que neste dia vieram adorar a Cristo foram os primeiros que o reconheceram como Rei, e por isso lhe tributaram ouro;  
     os primeiros que o reconheceram como Deus, e por isso lhe consagraram incenso; 
     os primeiros que o reconheceram como homem em carne mortal, e por isso lhe ofereceram mirra.
     Porém, além do maravilhoso significado desses três presentes, e do fato de a gentilidade ter-se curvado aos pés do Salvador do mundo na pessoa daqueles três magos, há um fato muito curioso envolvendo esses três presentes. 
     O evangelista Mateus diz que os magos "abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra" (Mt 2.11), mas não diz que José e Maria tenham aceitado os presentes.
     Muitos estudiosos das Escrituras acham que os presentes foram aceitos; outros acham que não. Aqueles presentes eram dádivas vindas das mãos de homens ímpios, idólatras, conhecidos como "magos" porque consultavam as estrelas como astrólogos. E com isso ganhavam muito dinheiro. 
     Mas baseados em que exatamente esses estudiosos acham que os presentes foram rejeitados? Em uma pequena declaração feita pelo evangelista Lucas. Ele diz que "cumprindo-se os dias da purificação, segundo a lei de Moisés" (Lc 2.22), José e Maria levaram Jesus a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor no Templo.
     A Lei estabelecia que as famílias possuidoras de recursos deveriam oferecer, no momento em que apresentavam o recém-nascido ao Senhor, um cordeiro de um ano de idade como holocausto, e como expiação pelo pecado, uma rola ou um pombinho (Lv 12.6). Isto deveria ser feito pelas famílias ricas, endinheiradas.
     Porém, as famílias pobres, que não pudessem levar até o sacerdote um cordeiro para ser sacrificado como holocausto, poderiam levar duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto, e outro como expiação pelo pecado (Lv 12.8).
     José e Maria não ofereceram cordeiro, e sim um par de rolas ou um par de pombinhos, conforme registra o evangelista Lucas (Lc 2.24).
     Diante disto, conclui-se que José e Maria não aceitaram os presentes que os magos lhe trouxeram do Oriente, pois se tivessem ouro, disporiam folgadamente de recursos financeiros para comprar um cordeiro para o holocausto.  
     Mas como continuavam pobres por não terem concordado em se contaminar com as riquezas oferecidas pelos visitantes ímpios, ofereceram duas aves que qualquer pobre poderia comprar.     
                                     
 
    








Jefferson Magno Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...