segunda-feira, 25 de outubro de 2010

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS

Jefferson Magno Costa

     Profeta, legislador, senhor de servos e dono de rebanhos, ou simplesmente pastor de ovelhas, o primeiro homem que traçou as primeiras palavras do primeiro livro da Bíblia não dispunha de muitos recursos materiais para a execução do seu trabalho literário.
     Antes dele, e há milhares de anos, os primeiros descendentes de Adão e Eva vinham utilizando a face lisa das rochas para desenhar animais, figuras humanas e símbolos ritualísticos, ou para contar a história de guerras, de epidemias, de enchentes, de fartura e de paz.
     Porém, certamente o primeiro homem que recebeu do Altíssimo inspiração para escrever o texto que iniciou o registro da Revelação divina à humanidade – a Bíblia –, não fez uso da pedra para dar forma escrita à Mensagem do Senhor. Curiosamente, esse método de registro de palavras em pedra foi certa vez utilizado pelo profeta Isaías (Isaías 8.1), quando Deus mandou que o profeta tomasse “uma ardósia grande”, e escrevesse sobre ela (na edição Almeida Revista e Atualizada. Na edição Almeida Revista e Corrigida, a expressão usada é “toma um grande volume”).
     No Dicionário Houaiss, a palavra “ardósia” é definida como “rocha metamórfica compacta, de granulação fina e cor cinza”, também usada como lousa, ou quadro.
     Moisés, ao escrever os livros que compõem o Pentateuco, não fez uso da escrita cuneiforme (em forma de cunha), nem das tabuinhas de argila, ou tijolinhos, utilizados como instrumentos de escrita na civilização babilônica.
     Porém, o profeta Ezequiel usou certa vez essa superfície física para gravar a figura da cidade de Jerusalém (Ezequiel 4.1). Quem fez uso da pedra para registrar seus mandamentos foi o próprio Senhor, ao preparar e entregar a Moisés as tábuas de pedra contendo a lei e os demais preceitos divinos (Êxodo 24.12).

A "CANETA" E O "CADERNO" DE MOISÉS
     Porém, tudo o mais que Moisés escreveu (Êxodo 24.4), ele o fez utilizando rolos de papiro e uma cana de junco, conhecida como pluma, que variava de 15 a 40 centímetros de comprimento (Vide Josh McDowell. Evidencia que exige um veredicto (trad. espanhola). Editorial Vida. Miami, FLA, 1982, p.30. Há uma tradução portuguesa deste livro pela Editora Candeia).
     Sua extremidade era cortada em forma de cinzel (“instrumento manual que tem numa extremidade uma lâmina de metal resistente muito aguçada”, Houaiss), e isto permitia fazer-se inscrições grossas ou finas.
     Uma análise minuciosa da tinta utilizada nos papiros mostrou que esta era um composto de carvão, goma e água, ao que acrescentavam um ácido, para torná-la perdurável.
     Crescendo abundantemente nos lugares pouco profundos dos lagos e rios do Egito e da Mesopotâmia, o papiro era uma planta em forma de cana, cuja medula era cortada em tiras, e essas eram unidas em ângulo reto umas com as outras, em seguida prensadas e colocadas para secar.
     Depois de prensadas, as tiras formavam uma espécie de papel áspero, posteriormente suavizado pelo atrito de uma pedra lisa. Em seguida, várias dessas folhas de papiro eram unidas umas às outras, formando rolos que mediam até dez metros de comprimento. (Foi descoberto um rolo que media nada menos que 48 metros! – Carlos W. Turner. El Libro Desconocido. Librerie La Aurora. Buenos Aires, 1943, p. 12. Vide também Josh McDowell, op. cit.).

CONFIRMADO: MOISÉS ESCREVEU O PENTATEUCO
     Já que estamos fazendo referências a Moisés em sua qualidade de escritor sagrado, é oportuno lembrar aqui que o grande legislador hebreu certa vez foi motivo de uma grande polêmica ocorrida entre os detratores da Bíblia e vários especialistas no Antigo Testamento.
      Baseados em alguns documentos antigos, os representantes da chamada “alta crítica” da Bíblia afirmaram que Moisés não poderia ter escrito o Pentateuco, pois no seu tempo a escrita ainda era desconhecida.
      Consequentemente, o Pentateuco teria sido escrito por um autor mais recente.
      Mas essa afirmação desmoronou por completo quando alguns arqueólogos, que faziam escavações próximo às ruínas de Babilônia, descobriram o “código negro”, as famosas Leis de Hamurabi.
     Era um grande bloco de pedra negra, com leis babilônicas escritas em caracteres cuneiformes, vários séculos mais antigo do que os escritos de Moisés, sendo, inclusive, anterior ao próprio Abraão.
     Portanto, a humanidade já vinha utilizando-se da escrita desde períodos muito mais remotos do que se pensava.
     Não fosse o zelo e a inesgotável paciência dos copistas que preparavam o maior número possível de cópias dos originais do Antigo Testamento, hoje praticamente quase todos os seus livros estariam perdidos, pois os papiros eram frágeis, e se desgastavam depois de um certo tempo, sobretudo quando expostos à umidade.
    Haja vista que os manuscritos descobertos em 1947 nas cavernas de Qumran, próximas ao Mar Morto, só permaneceram intactos por terem sido escritos sobre pergaminho, e guardados dentro de cilindros de barro em uma região de clima seco.
     A fragilidade do papiro levou os homens a procurarem outro material mais resistente, e assim o papiro foi substituído pelo pergaminho – a pele de ovelhas e de outros animais. Depois de ser submetidas a uma rigorosa raspagem, as peles eram esticadas ao sol.
     Além de ser mais durável, o pergaminho mostrou-se um material muito mais prático e cômodo, tanto para a formação de rolos como para a escrita em si, e continuou sendo utilizado por todo o mundo antigo, até Gutenberg inventar a imprensa, no final do século XV.

O TRABALHO EXTRAORDINÁRIO DOS MASSORETAS
     Na luta contra o desgaste e o desaparecimento dos manuscritos sagrados destacaram-se, entre todos os que se dedicaram à preservação da Palavra de Deus, um grupo de sábios judeus, os massoretas. O pesquisador Diego Arenhoevel (Assim se formou a Bíblia. Edições Paulinas. São Paulo, 1978. p. 34) afirma que os massoretas “contavam os versículos, as palavras e mesmo as letras de cada livro, para garantir que, durante a atividade de preparação das cópias, não se perdesse nenhuma letra que fosse.”
     Extremamente zelosos com o que faziam, os massoretas, antes de começarem suas atividades, purificavam-se, vestiam roupas especiais, e todas as vezes que iam escrever o nome de Deus, utilizavam outro instrumento de escrita especialmente reservado para isto. Entre eles havia uma recomendação:
      “Quando você estiver no trabalho de copista e for copiar o nome de Deus, não se distraia com nada. Se alguém nesse momento lhe dirigir a palavra, não pare para atender a essa pessoa, mesmo que ela seja o próprio rei, e isto lhe custe o risco de ser decapitado. Não desvie sua atenção, pois você está escrevendo o Nome que está acima de todo nome.”
      Graças a esses homens que se dedicaram, com piedade e zelo, a copiar fidedignamente o texto sagrado, hoje tem sido possível constatar-se a fidelidade do texto bíblico atual em relação aos mais antigos manuscritos.

OUTRAS IMPORTANTES DESCOBERTAS
      Além da grande descoberta dos manuscritos do Mar Morto, houve também outras igualmente importantes, tanto no campo da arqueologia quanto no da filologia.
      Quando a Pedra de Roseta foi decifrada pelo sábio francês François Champollion (a pedra foi encontrada no delta do Nilo, próximo à Alexandria, por Napoleão Bonaparte e sua comitiva de sábios, e estava recoberta de registros hieroglíficos – sinais que os egípcios usavam como escrita), e quando outros filólogos conseguiram decifrar a escrita cuneiforme, tornou-se possível ler os antigos registros do Egito, da Babilônia, da Assíria e da Pérsia.
       Então, diante de historiadores e sábios, a veracidade e o fundamento histórico, religioso e literário do Antigo Testamento foram indiscutivelmente comprovados.
      Certa vez um jovem seminarista alemão, estudioso do Novo Testamento, estava examinando antigos documentos papíricos em grego (cartas, contratos, arrependimentos, convites, registros, notícias e bilhetes privados), escritos por pessoas que viveram no tempo em que o Novo Testamento foi escrito.
      Pouco a pouco, ele começou a ficar admirado com a semelhança do grego daqueles documentos (simples, familiar, utilizado no dia-a-dia) com o grego que o apóstolo Paulo havia usado para escrever suas cartas.
       Aquela descoberta vinha resolver um problema há muito insolúvel – por que o Novo Testamento havia sido escrito em uma linguagem não-clássica, não-literária, em grego koinê, popular? A descoberta do seminarista Adolf Deisman no convento de Santa Catarina do Monte Sinai comprovou que aquilo havia sido uma providência de Deus para que o Evangelho atingisse rapidamente as camadas populares daquela época, e a verdade fosse guardada no coração e na mente do povo.
      A Revelação de Deus alcançou em pouco tempo a todos, graças à linguagem maravilhosa e simples em que foi escrita.
       O próprio apóstolo Paulo, no primeiro capítulo da 1ª Carta aos Coríntios, desconsiderou o estilo literário, e isto lhe custou severas censuras da parte dos crentes de Corinto, que criticaram sua maneira rude de usar o grego (2 Coríntios 11.6). Porém, os papiros encontrados pelos arqueólogos têm confirmado que o apóstolo, ao escrever suas cartas, na grandeza de sua simplicidade, não fez uso de um estilo retórico, e até fugiu de palavras rebuscadas.
       Agindo assim, ele construiu o maior monumento teológico-literário a serviço da grandiosa e simples mensagem de Jesus Cristo, o Senhor da Verdade e da Simplicidade.
Jefferson Magno Costa

5 comentários:

  1. Excelente comentário sobre Bibliologia Pr. Jefferson. Esclarecedor!!

    Deus contigo É!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por seu comentário incentivador, irmã Micheline. Na verdade o Senhor é com todos nós, que amamos, estudamos, defendemos e divulgamos as maravilhas de Sua Palavra.

    ResponderExcluir
  3. Acompanho seus textos na Revista Fiel, gosto de suas opinioes sobre a literatura e certa vez fiquei surpreso com um comentário positivo sobre A Divina Comédia ( Para quem não conhece é uma das obras mais completas sobre céu e inferno, peca ao falar em purgatório...)
    Acesse meu blog e deixe seu comentário o que muito me honraria. É isso aí...Fé sempre.
    www.opinioesdefranciscoalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu prezado irmão e amigo Francisco Alves,
    muito obrigado por suas palavras de reconhecimento ao conteúdo da minha seção Sala de Leitura, na Revista Fiel, do Minsitério do pastor Silas Malafaia.
    Visitei seu blog, gostei muito, e até deixei uma opinião sobre a matéria "A informação é para todos, compartilhe!", na qual transcrevi o belíssimo poema Oração da Maçaneta, de autoria do meu falecido amigo e grande poeta Gióia Júnior, que transcrevo aqui também:

    ORAÇÃO DA MAÇANETA
    Gióia Júnior

    Não há mais bela música
    Que o ruído da maçaneta da porta
    Quando meu filho volta para casa.
    Volta da rua, da vasta noite,
    Da madrugada de estranhas vozes,
    E o ruído da maçaneta,
    E o gemer do trinco,
    O bater da porta que novamente se fecha,
    O tilintar inconfundível do molho de chaves,
    São um doce acalanto,
    Uma suave cantiga de ninar.

    Só assim fecho os olhos,
    Posso afinal dormir e descansar.
    Oh! A longa espera,
    A negra ausência,
    As histórias de acidentes e assaltos
    Que só a noite como ninguém sabe contar!

    Oh! os presságios e os pesadelos,
    O eco dos passos nas calçadas,
    A voz dos bêbados na rua
    E o longo apito do guarda,
    Medindo a madrugada,
    E os cães uivando na distância,
    E o grito lancinante da ambulância!
    E o coração descompassado a pressentir
    E a martelar
    Na arritmia do relógio do meu quarto
    Esquadrinhando a noite e seus mistérios.
    Nisso, na sala que se cala, estala
    A gargalhada jovem
    Da maçaneta que canta
    A festiva cantiga do retorno.
    E sua voz engole a noite imensa,
    Com todos os ruídos secundários.

    -Oh! Os címbalos do trinco
    E os clarins da porta que se escancara,
    E os guizos das muitas chaves que se abraçam,
    E o festival dos passos que ganham a escada!

    Nem as vozes da orquestra
    E o tilintar de copos,
    E a mansa canção da chuva no telhado
    Podem sequer se comparar
    Ao som da maçaneta que sorri,
    Quando meu filho volta.

    Que ele retorne sempre são e salvo,
    Marinheiro depois da tempestade,
    A sorrir e a cantar.
    E que na porta a maçaneta cante
    A festiva canção do seu retorno
    Que soa para mim
    Como suave cantiga de ninar.

    Só assim, só assim meu coração se aquieta,
    Posso afinal dormir e descansar.

    Um abraço do irmão e amigo,

    Jefferson Magno Costa

    ResponderExcluir
  5. Meu prezado irmão e amigo Francisco Alves,
    muito obrigado por suas palavras de reconhecimento ao conteúdo da minha seção Sala de Leitura, na Revista Fiel, do Minsitério do pastor Silas Malafaia.
    Visitei seu blog, gostei muito, e até deixei uma opinião sobre a matéria "A informação é para todos, compartilhe!", na qual transcrevi o belíssimo poema Oração da Maçaneta, de autoria do meu falecido amigo e grande poeta Gióia Júnior, que transcrevo aqui também:

    ORAÇÃO DA MAÇANETA
    Gióia Júnior

    Não há mais bela música
    Que o ruído da maçaneta da porta
    Quando meu filho volta para casa.
    Volta da rua, da vasta noite,
    Da madrugada de estranhas vozes,
    E o ruído da maçaneta,
    E o gemer do trinco,
    O bater da porta que novamente se fecha,
    O tilintar inconfundível do molho de chaves,
    São um doce acalanto,
    Uma suave cantiga de ninar.

    Só assim fecho os olhos,
    Posso afinal dormir e descansar.
    Oh! A longa espera,
    A negra ausência,
    As histórias de acidentes e assaltos
    Que só a noite como ninguém sabe contar!

    Oh! os presságios e os pesadelos,
    O eco dos passos nas calçadas,
    A voz dos bêbados na rua
    E o longo apito do guarda,
    Medindo a madrugada,
    E os cães uivando na distância,
    E o grito lancinante da ambulância!
    E o coração descompassado a pressentir
    E a martelar
    Na arritmia do relógio do meu quarto
    Esquadrinhando a noite e seus mistérios.
    Nisso, na sala que se cala, estala
    A gargalhada jovem
    Da maçaneta que canta
    A festiva cantiga do retorno.
    E sua voz engole a noite imensa,
    Com todos os ruídos secundários.

    -Oh! Os címbalos do trinco
    E os clarins da porta que se escancara,
    E os guizos das muitas chaves que se abraçam,
    E o festival dos passos que ganham a escada!

    Nem as vozes da orquestra
    E o tilintar de copos,
    E a mansa canção da chuva no telhado
    Podem sequer se comparar
    Ao som da maçaneta que sorri,
    Quando meu filho volta.

    Que ele retorne sempre são e salvo,
    Marinheiro depois da tempestade,
    A sorrir e a cantar.
    E que na porta a maçaneta cante
    A festiva canção do seu retorno
    Que soa para mim
    Como suave cantiga de ninar.

    Só assim, só assim meu coração se aquieta,
    Posso afinal dormir e descansar.

    Um abraço do irmão e amigo,

    Jefferson Magno Costa

    ResponderExcluir

.

.

Postagem em destaque

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE RECONHECEM: DEUS EXISTE!

JEFFERSON MAGNO COSTA        Ao contrário do que muitos ateus pensam, as maiores inteligências que o mundo já viu, os gênios que deixa...