Jefferson Magno Costa
Além do diabo, existe outro ser do qual devemos nos guardar cuidadosamente? Sim. E vale salientar que essa pessoa é mais perigosa para nós do que os demais tentadores. Quem será ela? Nós mesmos.
O ser humano de quem mais devemos nos guardar sou eu de mim mesmo, é você de você mesmo. Observe o comentário do apóstolo Tiago: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tg 1.14).
Somos filhos de Eva, e como bons filhos de Eva, estamos sempre acusando o diabo de ser invariavelmente o agente das tentações que sofremos, e o responsável por nossa queda (Gn 3.13).
Porém, dentro da nossa complexa natureza humana se escondem intenções e desejos disfarçados, e muitas vezes, para justificarmos as consequências dessas intenções e desses desejos, caluniamos o diabo.
No pórtico de um dos oráculos dos antigos gregos em Delfos, estava escrito: "Conhece-te a ti mesmo". Devemos nos empenhar nisto todos os dias.
Não querendo inocentar aqui o diabo, que de inocente não tem nada, e é o Tentador por excelência, e tampouco é nossa intenção deixá-lo desempregado, o fato é que, se considerarmos ao pé da letra o que disse o apóstolo Tiago, muitas vezes nós mesmos assumimos o papel do próprio diabo para conosco.
Quer guardar-se da tentação? Então guarde-se de si mesmo, vigie-se, proteja-se de sua própria concupiscência.
Deus pôs Adão no jardim do Éden, e era de se esperar que Ele o tivesse colocado ali para que o primeiro homem tão-somente usufruísse das delícias do jardim. Mas não é isto que o texto bíblico diz: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15).
Ora, mas de quem Adão deveria guardar o Paraíso? Do diabo? Não, pois sendo o diabo um ser espiritual, seria impossível Adão vê-lo e guardar o Paraíso de suas artimanhas e investidas. Aos anjos do Senhor competia essa função (Ap 12.7).
Adão deveria guardar o Paraíso dos animais? Não, porque todos eles, antes da Queda, eram-lhe obedientes e submissos (Gn 1.28; 2.19,20).
Adão deveria guardar o paraíso dos homens? Não, porque ainda não havia outros homens sobre a face da terra.
Ora, se Adão não tinha que guardar o Paraíso dos homens, nem dos animais, nem do diabo, de quem ele deveria guardar então? Dele mesmo. Pois foi exatamente de quem ele não guardou. E por isso perdeu o Paraíso. Guarde-se Adão de Adão, e o Paraíso estará guardado.
Alguém pode argumentar: Adão deveria ter guardado o Paraíso de Eva. Mas quem era Eva? Deixemos que Adão responda: “osso dos meus ossos, e carne da minha carne” (Gn 2.23). Portanto, Eva era o próprio Adão.
Se ele tivesse tomado conta de sua mulher, pois esta era uma das responsabilidades que Deus lhe dera como guardião do jardim, Eva, o lado mais fraco dele mesmo, não teria ficado sozinha e se tornado vulnerável ao ataque da serpente.
Portanto, ao não tomar conta de Eva, Adão não tomou conta de si mesmo, não guardou a si mesmo.
Você é homem, é ser humano? Então guarde-se do seu apetite carnal, guarde-se da sua curiosidade, guarde-se da sua concupiscência, guarde-se dos seus olhos, guarde-se dos seus ouvidos, guarde-se de todos os seu sentidos, guarde-se de sua maior fraqueza, seja ela qual for.
Guarde-se especialmente de sua ambição, que pode tornar-se tão grande que o levará a dar ouvidos à serpente e querer "ser como Deus" (Gn 3.5).
A escolha foi de Adão. A liberdade de escolher entre obedecer ou desobedecer a Deus pentencia a ele. O livre-arbítrio estava sob o seu controle. Porém, Adão não guardou-se de si mesmo, deixou-se arrastar por sua natureza inclinada à desobediência, não vigiou a si mesmo.
E foi derrubado por ele mesmo. Eclesiaste 7.29 diz que Deus criou o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias. E em Gênesis 8.21 o próprio Senhor reconhece que "a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice".
Durante todos os anos antes de ser declarado rei, Davi guardou-se da perseguição e da fúria de Saul, e até guardou-se algumas vezes de matá-lo, mas depois caiu, porque não guardou-se de si mesmo, de sua carnalidade, de sua fraqueza por sexo (2Sm 11.1-4).
Durante muitos anos, Sansão guardou-se muito bem de todos os ataques e do ódio dos filisteus, mas terminou sendo lamentavelmente derrotado, porque não guardou-se de si mesmo, de sua fraqueza pelas belas mulheres, pelas astuciosas filhas dos seus inimigos (Jz 16.18-22).
Portanto, guarde-se Sansão de Sansão, guarde-se Davi de Davi, guarde-se Adão de Adão, e guarde-se cada um de si mesmo.
(A. V. Trecho do Serm. do Sab. Quat. da Quar. Lisb. 1652)
Jefferson Magno Costa
Além do diabo, existe outro ser do qual devemos nos guardar cuidadosamente? Sim. E vale salientar que essa pessoa é mais perigosa para nós do que os demais tentadores. Quem será ela? Nós mesmos.
O ser humano de quem mais devemos nos guardar sou eu de mim mesmo, é você de você mesmo. Observe o comentário do apóstolo Tiago: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência” (Tg 1.14).
Somos filhos de Eva, e como bons filhos de Eva, estamos sempre acusando o diabo de ser invariavelmente o agente das tentações que sofremos, e o responsável por nossa queda (Gn 3.13).
Porém, dentro da nossa complexa natureza humana se escondem intenções e desejos disfarçados, e muitas vezes, para justificarmos as consequências dessas intenções e desses desejos, caluniamos o diabo.
No pórtico de um dos oráculos dos antigos gregos em Delfos, estava escrito: "Conhece-te a ti mesmo". Devemos nos empenhar nisto todos os dias.
Não querendo inocentar aqui o diabo, que de inocente não tem nada, e é o Tentador por excelência, e tampouco é nossa intenção deixá-lo desempregado, o fato é que, se considerarmos ao pé da letra o que disse o apóstolo Tiago, muitas vezes nós mesmos assumimos o papel do próprio diabo para conosco.
Quer guardar-se da tentação? Então guarde-se de si mesmo, vigie-se, proteja-se de sua própria concupiscência.
Deus pôs Adão no jardim do Éden, e era de se esperar que Ele o tivesse colocado ali para que o primeiro homem tão-somente usufruísse das delícias do jardim. Mas não é isto que o texto bíblico diz: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15).
Ora, mas de quem Adão deveria guardar o Paraíso? Do diabo? Não, pois sendo o diabo um ser espiritual, seria impossível Adão vê-lo e guardar o Paraíso de suas artimanhas e investidas. Aos anjos do Senhor competia essa função (Ap 12.7).
Adão deveria guardar o Paraíso dos animais? Não, porque todos eles, antes da Queda, eram-lhe obedientes e submissos (Gn 1.28; 2.19,20).
Adão deveria guardar o paraíso dos homens? Não, porque ainda não havia outros homens sobre a face da terra.
Ora, se Adão não tinha que guardar o Paraíso dos homens, nem dos animais, nem do diabo, de quem ele deveria guardar então? Dele mesmo. Pois foi exatamente de quem ele não guardou. E por isso perdeu o Paraíso. Guarde-se Adão de Adão, e o Paraíso estará guardado.
Alguém pode argumentar: Adão deveria ter guardado o Paraíso de Eva. Mas quem era Eva? Deixemos que Adão responda: “osso dos meus ossos, e carne da minha carne” (Gn 2.23). Portanto, Eva era o próprio Adão.
Se ele tivesse tomado conta de sua mulher, pois esta era uma das responsabilidades que Deus lhe dera como guardião do jardim, Eva, o lado mais fraco dele mesmo, não teria ficado sozinha e se tornado vulnerável ao ataque da serpente.
Portanto, ao não tomar conta de Eva, Adão não tomou conta de si mesmo, não guardou a si mesmo.
Você é homem, é ser humano? Então guarde-se do seu apetite carnal, guarde-se da sua curiosidade, guarde-se da sua concupiscência, guarde-se dos seus olhos, guarde-se dos seus ouvidos, guarde-se de todos os seu sentidos, guarde-se de sua maior fraqueza, seja ela qual for.
Guarde-se especialmente de sua ambição, que pode tornar-se tão grande que o levará a dar ouvidos à serpente e querer "ser como Deus" (Gn 3.5).
A escolha foi de Adão. A liberdade de escolher entre obedecer ou desobedecer a Deus pentencia a ele. O livre-arbítrio estava sob o seu controle. Porém, Adão não guardou-se de si mesmo, deixou-se arrastar por sua natureza inclinada à desobediência, não vigiou a si mesmo.
E foi derrubado por ele mesmo. Eclesiaste 7.29 diz que Deus criou o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias. E em Gênesis 8.21 o próprio Senhor reconhece que "a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice".
Durante todos os anos antes de ser declarado rei, Davi guardou-se da perseguição e da fúria de Saul, e até guardou-se algumas vezes de matá-lo, mas depois caiu, porque não guardou-se de si mesmo, de sua carnalidade, de sua fraqueza por sexo (2Sm 11.1-4).
Durante muitos anos, Sansão guardou-se muito bem de todos os ataques e do ódio dos filisteus, mas terminou sendo lamentavelmente derrotado, porque não guardou-se de si mesmo, de sua fraqueza pelas belas mulheres, pelas astuciosas filhas dos seus inimigos (Jz 16.18-22).
Portanto, guarde-se Sansão de Sansão, guarde-se Davi de Davi, guarde-se Adão de Adão, e guarde-se cada um de si mesmo.
(A. V. Trecho do Serm. do Sab. Quat. da Quar. Lisb. 1652)
Jefferson Magno Costa
A paz do Senhor meu amigo pr. Jefferson,
ResponderExcluirmuito boa e reveladora esta matéria.
Permita-me mais uma vez complementar meu
comentário com outro pensamento, que diz:
"A tentação não arromba a nossa porta,
nós é que abrimos para ela. Pois a tentação
não teria tanto efeito em nós se não encontrasse
em nós mesmo uma aliada, a natureza humana".
Meu bom amigo pr. Levi, como sempre seus comentários enriquecidos com esses pensamentos são oportuníssimos e muito bem inseridos no assunto. O irmão está sempre acrescentando elementos ultra-relevantes ao tema de nossa postagem. Mais uma vez, muito obrigado.
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