sábado, 7 de janeiro de 2012

VOCÊ SABE GUARDAR SEGREDO? SANSÃO FOI DERROTADO PORQUE NÃO SOUBE GUARDAR O SEU





Jefferson Magno Costa
 
      O inspiradíssimo e genial pregador João Crisóstomo (349-407), comentando certa vez sobre o quanto é importante guardarmos diante dos homens os segredos que temos com Deus, analisou sob esse prisma o porquê da derrota de Sansão, e comentou:
     "Qualquer grande poder, se não puder guardar o seu segredo, é fraqueza. A própria fraqueza, se souber manter-se em segredo, terá grande poder. Enquanto Sansão encobriu o segredo dos seus cabelos, destruiu exércitos inteiros. Porém, no mesmo dia em que revelou o seu segredo a Dalila, teve os cabelos cortados pelos inimigos filisteus, e eles arrancaram os seus olhos, e puderam finalmente amarrar aquelas mãos poderosas que os haviam vencido tantas vezes.
     "Ó quão grande exemplo do poder do segredo nós temos aqui! Sete tranças de cabelo (Jz 16.16-21), com segredo, faziam estremecer e colocavam em fuga exércitos inteiros. Porém, esse mesmo poder que vencia os soldados inimigos, esse mesmo poder que não temia nem as espadas nem as lanças dos robustos combatentes filisteus, sem segredo, foi vencido pelos golpes suaves de uma simples navalha de barbeiro."
    Sábios foram os antigos portugueses em suas trovas (pequenos poemas). Eis duas delas sobre o quanto é importante guardarmos segredo:

Tens juízo, não descubras
A tua vida a ninguém.
Uma amiga tem amiga,
Outra amiga amiga tem.
----------------------
Ninguém descubra o seu peito,
Por maior que seja a dor.
Quem o seu peito descobre
De si mesmo é traidor.


      Vivemos cercados de pessoas invejosas e malignas. Que Deus nos dê sabedoria e prudência para podermos guardar os nossos segredos, sobretudo aqueles relacionados com os propósitos de Deus para nossa vida profissional, ministerial e pessoal.

 
Jefferson Magno Costa

comentários:


Marcelo Pires disse...
Um presbítero amigo meu ,homem simples e humilde(temperamento de Pedro!)afirmou certa vez em conversa comigo que SE SANSÃO TIVESSE REALMENTE ANDADO NA DIREÇÃO DO SENHOR TERIA "SIDO OU FEITO "MAIS COISAS" QUE DAVI!!!OU SEJA,TERIA HOJE MAIS PROEMINÊNCIA NA HISTÓRIA DO QUE O GRANDE REI DAVI!!! COM A FORÇA QUE TINHA ,QUEM "SEGURARIA"?!...
Jefferson Magno Costa disse...
Concordo com esse presbítero.
Micheline Gomes disse...
Pr. Jefferson, Paz do Senhor! Mais uma vez uma excelente postagem. A palavra segredo já diz tudo. E se ela vem na direção do Senhor aí é que a responsabilidade fica maior. O Senhor continue te inspirando...
Jefferson Magno Costa disse...
Sim, prezada irmã Michele. Sansão errou desastrosamente ao não respeitar e valorizar sua intimidade com Deus. Que o Senhor nos livre de cometer tal erro.
Pra.Thaís Itaborahy disse...
ÓTIMA ANÁLISE. DEUS TE ABENÇOE. PRA. THAÍS WWW.PALAVRADEVIDAAOCORACAO.BLOGSPOT.COM
Jefferson Magno Costa disse...
Iniciei o importantíssimo empreendimento de publicar livros de grandes autores do passado. Visite sempre o nosso blog, pois a irmã encontrará sempre muitas novidades úteis ao seu ministério.
Breno disse...
Graça e paz Patores amados! o grande erro de alguem revelar um segredo,é que gera uma desonra para o sua aliança de honrar ficando calado, isso quando ele falou trouxe uma brecha onde o inimigo podia entrar, falta de hora traz calamidade moral.

2 comentários:


Diácono Valtair disse...
E é impressionante como tem crente , que não consegue frear a sua língua , as vezes Deus quer que contemos um Benção um segredo que seja no momento certo , e muitas vezes se perde a Benção porque falou algo que não era para falar , assim como Sansão tinha tudo para ser lembrado como um herói na Bíblia mas não VIGIOU . Que Deus nos conceda sabedoria!
Jefferson Magno Costa disse...
Sim, irmão Valtair, a história de Sansão nos mostra que, até os mais fortes, se não vigiarem, cairão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Clique na imagem)

(Clique na imagem)

Visitantes recentes

Top 10 Members

.

.