quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

HUMILDADE: O SENHOR ABATE O SOBERBO E EXALTA O HUMILDE

Jefferson Magno Costa
 
 
  O coração de Deus se agrada tanto da virtude da humildade, que Ele mantém a todo o tempo seus olhos voltados para os humildes, a fim de destacá-los com o seu amor e a sua misericórdia.
Sobre esse assunto, o historiador e teólogo inglês Beda, o Venerável (672-735) identificou um detalhe curioso na parábola do rico e Lázaro, contada por Jesus no capítulo 16 do Evangelho de Lucas (versículos 19-31).
Beda observou que o modo como Jesus falou sobre o rico avarento foi muito diferente do modo como falou sobre o mendigo. Eis os termos que Jesus usou para falar sobre o rico: 
“Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo...”. E eis como apresentou o mendigo:
“Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas...”.
Jesus nos fez saber que o nome do mendigo era Lázaro, mas do rico ninguém sabe o seu nome até hoje. Por que o Senhor teria agido assim?



 Beda explica que sendo o rico um homem vaidoso e soberbo, Jesus não tinha nenhuma intimidade com ele. Conhecia-o de longe. Se sabia qual era o seu nome, não o achou digno de ser mencionado. O Filho de Deus disse unicamente que "havia certo homem rico". 
Como a riqueza daquele homem andava de mãos dadas com a soberba e a arrogância, Jesus não teve interesse nenhum em saber qual era o seu nome.
     Muito diferente foi a atitude do nosso Salvador para com Lázaro.
     Ele considerou a sua humildade (que não deve ser confundida com pobreza, pois existem muitos pobres cheios de orgulho e arrogância), e o honrou, chamando-o pelo nome.
       O Senhor abate o soberbo e exalta o humilde. 
     "Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe" (Sl 138.6).

     Quer que Deus seja seu amigo, e faça questão de ser assim com você, carne e unha? Seja uma pessoa humilde. Reconhecemos que é muitíssimo mais fácil ser orgulhoso, soberbo, metido a besta. Mas vale a pena todo o esforço para conquistarmos o coração do Senhor com nossa humildade.

Jefferson Magno Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Que Jesus Via Do Alto Da Cruz? 24,00 + frete à vista ou parcelado (clique na imagem)

O Que Jesus Via Do Alto Da Cruz? 24,00 + frete à vista ou parcelado (clique na imagem)
Você sabe o que Jesus via do alto da cruz naquele momento de tanto sofrimento ? Descubra com detalhes verdades tão comoventes. Quando foi erguido no alto da cruz, Jesus obteve uma visão panorâmica e detalhada de tudo que estava acontecendo ao seu redor. Jesus viu Jerusalém, o Templo, o local da última ceia, o Monte das Oliveiras, as pessoas que caminhavam por Jerusalém naquele dia, os amigos, os inimigos. Descubra você mesmo o que mais Jesus viu do alto da cruz. Descrição Autor: A.D. Sertillanges Traduzido por Jefferson Magno Costa Páginas: 151 Formato: 16 x 23 Livro Brochura com orelha, um lindo livro novo

Bíblia De Estudo- Matthew Henry Preto - 147,00 + frete a vista ou parcelado (Clique na imagem)

Bíblia De Estudo- Matthew Henry Preto - 147,00 + frete a vista ou parcelado (Clique na imagem)
Bíblia de estudo - Matthew Henry Clássico duradouro eterno. Hoje, somos propensos a usar de maneira displicente a hipérbole. No entanto, quando nos referimos ao Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible, essas palavras quase viram um eufemismo. As notas de Matthew Henry sobre a Bíblia são clássicas e resistiram ao teste do tempo. As notas de Henry são lidas e estudadas com grande benefício por estudantes da Bíblia, pregadores e professores há quase 300 anos. E, sim, elas são eternas, porque cada página da obra desse grande comentarista direciona o leitor para aquele que não tem começo nem fim, o bendito Senhor Jesus Cristo. Informações técnicas: Título: Bíblia de Estudo - Matthew Henry Versão Utilizada: Almeida Revista e Corrigida Formato: 16 x 23 cm Número de páginas: 2144 Idioma: Português Encadernação: Lombada Quadrada, Capa em acabamento luxo Cor: Preta Categoria: Bíblia de Estudo Especificações: Tamanho grande, com letra grande

O NOVO COMENTÁRIO BÍBLICO - AT E NT COM RECURSOS ADICIONAIS

O NOVO COMENTÁRIO BÍBLICO - AT E NT COM RECURSOS ADICIONAIS
R$ 137,00 + frete O Novo Comentário Bíblico AT e NT com recursos adicionais foge ao padrão convencional, pois foi desenvolvido para os leitores de todos os níveis, tanto os leigos que querem enriquecer seus conhecimentos bíblicos e culturais, como estudantes da Bíblia, professores de escola dominical, pastores e líderes eclesiásticos. Resultado de pesquisas confiáveis e consistentes de mais de 40 renomados estudiosos da Bíblia, este comentário contém um estudo conciso da Bíblia, com considerações importantes sobre cada versículo, os personagens principais das histórias narradas, questões e temas relevantes, atuais e contextualizados. Tudo isto escrito em linguagem clara e direta. É a Palavra de Deus ao alcance de todos!

Um Médico Descreve A Crucificação De Cristo (Clique na imagem)

Um Médico Descreve A Crucificação De Cristo (Clique na imagem)
relato médico pelo Dr. Barbet (médico francês) dos sofrimentos de Jesus por mim e por ti: NO GETSÊMANI (Lucas 22.44)

(Clique na imagem)

(Clique na imagem)

Marcelo disse...

A Paz de CRISTO,

Pr Jefferson,desculpe-me usar esse sublime espaço para perguntas,mas:

O LIVRO QUE APARECE NO SEU BLOG SOBRE UM MÉDICO QUE RELATA À CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO É POSTADO PELO IRMÃO OU...É BOMMM?!

31 de janeiro de 2011 21:25

Jefferson Magno Costa disse...

Não, não é bom, prezado irmão e amigo Marcelo Pires: é fantástico, é excelente, é único no mundo em seu gênero. É iniqualavelmente esclarecedor, e capaz de levar um rochedo às lágrimas. Recomendo-o a toda e qualquer pessoa que tenha algum interesse por Jesus Cristo.

1 de fevereiro de 2011 11:01

Visitantes recentes

Top 10 Members

.

.